Em julho de 2023, frutos de bergamoteira (Citrus reticulata Blanco) apresentando rachaduras foram registrados em Canela, RS (29°22’07.3″S 50°49’12.7″W).
As rachaduras são frequentemente causadas por flutuações extremas de umidade do solo, da temperatura e umidade do ar. Com tempo quente e seco, a casca se torna rígida; vindo a chuva, uma grande quantidade de água é absorvida, causando inchaço do fruto, forçando e rompendo a casca. Além deste fator, a deficiência de cálcio e potássio pode predispor a este distúrbio fisiológico.
Cálcio de fonte solúvel, a base de nitrato de cálcio, deve ser aplicado especialmente nas fases de florescimento até as fases iniciais de desenvolvimento dos frutos. Uma pulverização com fontes solúveis de potássio no início da safra pode ajudar a reduzir este problema. Em qualquer situação, a análise de solo dará mais segurança para saber as quantidades necessárias de nutrientes.
A taxa de rachadura dos frutos pode diminuir significativamente com a pulverização de fertilizante de potássio (K), cálcio (Ca), boro (B) e zinco (Zn), durante o período de crescimento das células dos frutos, pois aumenta a dureza e a espessura da casca (LiandChen, 2017).
Como citar: Duarte, V. 2024. Rachadura da casca da bergamota, Canela, RS. Galeria de Fotos sobre Saúde de Plantas. Disponível em: <https://planthealthom.com/artigo/rachadura-da-casca-da-bergamota-canela-rs/>.Acesso em: 27.jan.2022 (Atualize a data de acesso.)
Pingback: Bergamot peel cracking, Canela, RS - PHOM - Plant Health Open Market